São João, considerado por uma grande parcela da sociedade apuaremense, a manifestação popular mais importante presente na identidade cultural de nossa cidade, e por que não dizer, mais importante da macro-região nordeste do país. Uma sociedade sem cultura é uma sociedade inexistente, pois, não há povo sem cultura. Portanto, devemos sim valorizar nossa cultura.
O Poder Público deve dar mais atenção a essa festa, não realizá-la apenas com a ótica de que é um pedido da população (visão eleitoreira), mas sim com uma visão de que, é fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade, dando o valor necessário a nossa cultura. Vale lembrar também, o imenso poder de aquecimento da economia do município, no período que perfaz os festejos juninos, com o aumento da contratação temporária de mão-de-obra, no aumento das vendas, etc, que tem por consequência a melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Quanto a população, sejamos mais maleáveis com a questão das bandas, visto que, não é JUSTO que se gaste uma quantidade vultosa do dinheiro público municipal com a contratação de bandas reconhecidas nacionalmente e em contra partida a população venha a sofrer com falta de saúde, educação, lazer, etc.
Cabe ao Estado (Prefeitura) a execução da festa: contratação das bandas, ornamentação, a preocupação com a segurança dos foliões, entre outros aspectos. Com uma organização prévia, a formação de um bom projeto, daria para adquirir junto ao Governo Estadual uma verba que iria auxiliar nos gastos, não onerando, portanto, os recursos municipais e por fim iria garantir uma satisfação popular.
Desejo a todos um excelente São João! Reúnam a família e vamos brincar todos juntos, em confraternização. Não esquecendo da tradicional fogueira, o amendoim e o Licor (beba com moderação).
Murillo Matos

Raival, vejo em sua iniciativa de publicar em seu blog a postagem de meu filho, um entendimento real do que ele quis traduzir em suas palavras, diferente de algumas pessoas que comentaram como se ele estivesse criticando a administração municipal, cabe ao administrador liberdade de ação em sua gestão, e ao povo suas criticas construtivas. Murillo em suas palavras quis lembrar o quanto a festa de são joão é importante para o povo e frisou aos que estão criticando a contratação de bandas simples, que um município de pequeno porte não tem condições de gastos exorbitantes com bandas caras e que, através do governo do estado e estatais ( a exemplo da Petrobrás)os municípios conseguem verbas para ajuda na realização da festa junina. Infelizmente as pessoas não buscam ler com a análise e crítica reais, analisam de imediato pelo crítica política. Você está de parabéns, soube interpretar o verdadeiro anseio dele e de toda minha familia que é o amor por esta cidade, onde ele chegou aos 2 anos de idade. Muito grata por sua inteligência e senso crítico.
ResponderExcluir