sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PARA MEDIAÇÃO

O OTIMISTA


A atitude correta que uma pessoa deve tomar é cultivar um otimismo sadio. Em grande parte, o otimismo é também uma questão de sugestão. Aqueles que são facilmente otimistas, o são por natureza e podemos classificar essa atitude como uma tendência.
Pode-se dizer que a prosperidade favorece o otimismo. Evidentemente, os bons negócios fomentam um bom humor.
O indivíduo otimista obtém a confiança através de uma boa sugestão. Não sabe " por que " sente tanta fiança. Tem fé em si mesmo, tanto em situação próspera como nas horas difíceis. A alegria e a esperança são seus dotes naturais. Nunca põe em dúvida sua própria capacidade. Pensa que é um direito seu esperar o êxito e isto é tudo. Descobre e cria suas próprias oportunidades, pois o otimismo prepara a mente para ver a oportunidade. Se a indiferença ou o pessimismo escondem a oportunidade, o otimismo mostra a oportunidade.
O otimismo é a condição mental que torna possível a oportunidade porque esta é tudo uma situação mental como uma circunstância. O otimista pode criar a oportunidade facilmente pois não acredita que o êxito seja um tesouro oculto nalguma caverna. Ele acredita no êxito, simplesmente.
É interessante observar que o otimismo eleva a eficácia do homem sem ter em conta as circunstâncias. A mente e o corpo funcionam suave e harmoniosamente. O homem pensa melhor e com mais clareza quando está otimista. De fato, o funcionamento suave da mente e do corpo proporcionam satisfação, sensação de bem-estar, independentemente dos acontecimentos exteriores. Um homem privado de todas as vantagens materiais, estimulado por uma sensação de bem-estar, reconhece que, apesar de não poder contar com qualquer ajuda, a vida vale a pena ser vivida.
O otimista, ainda que as circunstâncias que o rodeiam não sejam superiores às dos demais, naturalmente faz as coisas melhor que a pessoa indiferente ou pessimista, pois sua mente funciona melhor. Manter a mente ajustada, ainda que seja apenas para enfrentar as dificuldades cotidianas, é já justificativa para o otimismo. Se pode fazer melhor uma, coisa sendo otimista, então vale a pena ser otimista.
O otimismo enfoca as energias da mente para um objetivo comum, apesar das forças externas; atua como um coordenador dos diversos aspectos de mente e permite que funcionem em uma união muito eficaz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário