terça-feira, 12 de julho de 2011

Guia Prático: o que fazer quando se ferir com objetos de cozinha

A cozinha tem fama de ser o melhor lugar da casa. Aqui muitas famílias se reúnem e passam horas confraternizando. A cozinha é um lugar especial, mas ela também pode ser perigosa.

Muitos acidentes domésticos acontecem exatamente nesse cômodo da casa. Veja dicas de como agir em uma emergência. Para ajudar o Doutor, o assistente do programa desta segunda-feira (11) é o consultor de moda da Record, Gustavo Sarti.
Para demonstrar uma situação comum, o Doutor Antonio simulou que havia pegado uma torna quente no forno. Saiba como proceder:
Em caso de queimadura, nunca aplique nada no local do ferimento como pasta de dente ou gelo. Isso tudo é crença popular. Esses produtos podem irritar ainda mais a pele ao invés de amenizar o problema. O correto é colocar a região afetada embaixo da torneira com água fria para aliviar a queimação. Se a dor continuar incomodando, loções mentoladas podem ajudar a aliviar a ardência.
Quando a pele fica vermelha e inchada, significa que você teve uma queimadura de primeiro grau.
Se formar bolha, é sinal que a queimadura foi um pouco mais grave, de segundo grau. Nesse caso, não caia em tentação de estourar as bolhas. O que você deve fazer é usar hidrante para manter a área hidratada e aguardar a pele eliminar as bolhas naturalmente.
Agora, se região afetada for muito grande, procure um pronto-socorro imediatamente. O mesmo deve ser feito se a queimadura for de terceiro grau, ou seja, se o acidente atingir nervos, deixar a pele esbranquiçada com pouca sensibilidade e endurecida em poucos minutos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras, aproximadamente um milhão de pessoas se queimam todos os anos! Pra não fazer parte dessa estatística, proteja-se. Nunca pegue a forma quente sem proteção como eu fiz agora.
Cortes
Fazer um corte no dedo também é um acidente doméstico muito comum. A solução para amenizar este acidente pode ser feita em casa. O procedimento correto é colocar o ferimento em água corrente e lavar o corte com sabonete neutro.
Não use sabão de cozinha: eles têm soda cáustica e podem comprometer a cicatrização do ferimento.
Depois de lavar com água corrente e sabonete, você deve usar um pano ou uma gaze para envolver o ferimento, comprimir a região e colocar a mão pra cima por cerca de dez minutos para conter o sangramento.
Se você fizer um corte mais profundo e tirar um pedaço do dedo (o que muita gente chama de “tirar um bife”), o procedimento é estancar o sangue, comprimindo o local da ferida por 5 a 10 minutos.
Caso o acidente seja mais grave, procure um médico imediatamente. O sangue jorrando significa que o corte atingiu a articulação e comprometeu a sua capacidade de mexer o dedo.
Dica
Para evitar acidentes domésticos, antes de cortar alimentos usando uma tábua, por exemplo, certifique-se que o utensílio está bem apoiado e não corre o risco de escorregar. Uma sugestão é colocar um pano embaixo da tábua. Desse jeito, ela não sai do lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário