terça-feira, 12 de julho de 2011

Enigmas do Corpo: entenda a síndrome do intestino irritável

Todo mundo, em algum momento, já sofreu de prisão de ventre ou teve uma diarréia repentina.
Essas alterações no intestino, quando acontecem ocasionalmente, são normais. Mas quando são recorrentes podem significar um problema que já afeta mais de 40% da população mundial.
Sintomas
Os mais frequentes da síndrome do intestino irritável são alterações nas fezes e na região abdominal. É comum sentir a barriga cheia, estufada. Além disso, você pode ou não sentir desconforto ou dor abdominal.

Flatulências e cólicas também podem acontecer. E por fim, você pode ter alterações nos hábitos intestinais. Cerca de 70% das pessoas que sofrem dessa síndrome têm diarréia, 20% têm prisão de ventre e 10% alternam entre um e outro.
A síndrome costuma melhorar quando você consegue ir ao banheiro, e pode piorar se você ficar estressado ou logo após as refeições.
Solução
Esse problema não tem cura, mas existem formas de minimizar os sintomas.

Se você estiver com diarréia, opte por alimentos com fibras, que podemos encontrar em legumes, farelo de cereais, polpa de frutas, maçã e pêra.
Se você estiver com prisão de ventre, coma mamão, ameixa, manga, laranja, melancia, ou laticínios, como iogurte, coalhada ou leite fermentado.
Não se sabe ao certo o que desencadeia a síndrome do intestino irritável, mas levar uma vida com menos estresse certamente ajuda a evitá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário