quarta-feira, 13 de julho de 2011

Enigmas do Corpo: sinais silenciosos do câncer de pâncreas

Do R7

Nesta terça-feira (12), o Enigmas do Corpo fala sobre o câncer de pâncreas, um dos tipos mais devastadores da doença. A taxa de sobrevivência para esse tipo de câncer é de apenas 4%.
Estima-se que esse ano surjam quase 10 mil novos casos de câncer de pâncreas no Brasil. Para ajudar o Doutor Antonio a apresentar os três principais sintomas deste tipo de câncer, o assistente do dia é o meia atacante do Nacional de Portugal, Thiago Gentil.
O Doutor Antonio explica onde fica o pâncreas e como ele funciona:
O pâncreas é um órgão amarelo, que está localizado atrás do estômago. Ele tem o suco pancreático, e sua função é auxiliar a digestão dos alimentos. Quando temos um tumor, à medida que ele vai crescendo, começa a comprimir e afetar os órgãos que estão ao redor.
A icterícia é um dos principais sinais do câncer de pâncreas. É possível identificar a doença pelo olho. Quando a parte branca fica amarelada, é um sinal da doença.
Há também o duto biliar, que é por onde um líquido chamado bile é despejado no intestino grosso. É a bile que dá cor às fezes e facilita a digestão dos alimentos. Quando a pessoa tem câncer de pâncreas, o tumor bloqueia o duto biliar. A bile acaba voltando e causa o amarelamento dos olhos e da pele. Esse é um dos sinais da doença.
Outro sintoma é dor abdominal. Quando o paciente sente uma dor que começa no abdome e irradia para as costas, é sinal de que a doença já está em estado avançado.
Um sintoma importante é a mudança nas fezes. Fezes normais devem afundar. Se elas bóiam, é porque a gordura não está sendo digerida.
Além do amarelamento dos olhos e da pele, dor abdominal e mudança nas fezes, o câncer de pâncreas dá outros sinais: perda de apetite e peso, fraqueza, diarréia e tontura.Os fumantes têm 3 vezes mais risco de desenvolver a doença.
Dica
Evite o consumo excessivo de comidas gordurosas, carnes vermelhas e bebidas alcoólicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário