quarta-feira, 8 de junho de 2011

RAIVAL PINHEIRO FAZ PALESTRA PARA ALUNOS DO CEA SOBRE A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE APUAREMA

O Presidente da Câmara Raival Pinheiro, a convite da Professora Elma Santana, palestrou sobre os 23 anos de Emancipação Política do nosso Município, hoje, no Colégio CEA a todos os alunos que estudam a noite. 
Leia, na íntegra, a História dos 23 anos de Emancipação Política de Apuarema:

A colonização do território onde hoje se encontra o município de Apuarema deu-se com a migração de colonos que buscavam terras férteis para o cultivo do café. Com a defasagem dos preços do produto, a lavoura até então lucrativa foi sendo substituída pelo cacau, iniciando-se assim uma nova fase.
Era a região de Apuarema, uma imensa mata virgem que começou a ser desbravada a partir de 1920, com a chegada dos primeiros habitantes para a região e dentre eles, pode-se destacar a atuação das famílias Nery e Novaes que foram de grande importância para o desenvolvimento da povoação.
No início seus moradores faziam suas compras nos povoados vizinhos de Córrego de Pedras (Itaibó) e Tabocas (Itamarí). Com o passar dos tempos foram chegando mais colonos e começaram a desenvolver um pequeno povoado, o qual foi denominado de Apuarema que na língua indígena significa “COLMÉIA ABANDONADA".                
A necessidade da povoação fez com que muitos colonos atravessassem os limites do Rio Penedo (divisa dos municípios de Jaguaquara e Wenceslau Guimarães) implantando nas terras da fazenda do Senhor Filadelfo Nery de Souza, um arraial, que passou a ser chamado de FILANÉZIA (em homenagem aos donos da terra Filadelfo Nery e sua esposa dona Anézia), pertencente ao município de Wenceslau Guimarães. Os povoados de Filanézia e Apuarema eram separados pelo Rio Penedo.                                                             
Os municípios de Jaguaquara e Wenceslau Guimarães não tinham condições de prestar maior assistência aos povoados que ali se formaram. As dificuldades eram enormes, causando prejuízo a sua população. Surgiu então a necessidade de Apuarema e Filanézia se unirem e tornar-se um município independente, porém, era uma luta difícil, já que os Municípios os quais os povoados pertenciam, não queriam perder uma parte do seu território; houve então uma manifestação dos moradores dos povoados, através de abaixo-assinado com muitos apelos para que os deputados estaduais entrassem com um projeto de Lei e tornasse Apuarema e Filanézia um só município.
Essa luta continuou por muitos e muitos anos e veio ficar mais forte quando no ano de 1988 elegeu-se a Prefeito do Município de Wenceslau Guimarães o Sr. Antonio Moreira Gomes e Vice-Prefeito o Sr. Raul Fernandes de Oliveira (Nandinho), sendo o Vice-Prefeito eleito, residente no povoado de Filanézia e era um dos que lutava para a emancipação política dos povoados. A luta ficou mais forte, pois este com o apoio do Prefeito eleito e da Câmara de Vereadores do referido município conseguiu a liberação para que Filanézia se unisse a Apuarema e se tornasse um novo município. Então, o sonho começa a se tornar realidade.
O município foi criado por força da Lei Estadual Nº 5003/89 de 13.06.1989, com território desmembrado de áreas de Jaguaquara e Wenceslau Guimarães, com a denominação de Apuarema. A sede foi elevada à categoria de Cidade quando da criação do município.
A partir de então, o município elegeu quatro Prefeitos, sendo que o primeiro Prefeito Raul Fernandes de Oliveira, foi reeleito por mais duas vezes, fato que propiciou o desenvolvimento do município de forma ascendente e contínua, com construções de obras públicas e privadas diversas: escolas, postos de saúde da família, pavimentação de ruas, saneamento básico, eletrificação urbana e rural, sede das secretarias municipais, sede da Prefeitura Municipal, cartório civil, construção e recuperação de pontes e estradas vicinais, quadras poliesportivas, fortalecimento da economia local através do comércio, agricultura, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário