quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PARA MEDIAÇÃO

O PESSIMISTA


O indivíduo tomado de desalento vê que na vida há algo que vale a pena. O pessimista, pelo contrário, não sente nenhum desejo de progredir e também não alimenta qualquer esperança de boa sorte futura. Para ele, nada existe que valha a pena viver. Assim, encontramos grande diferença entre desalento e pessimismo.

O pessimismo, é, antes de tudo, uma questão de temperamento e a sugestão se baseia nele. Com freqüência o pessimista não tem um fracasso ou transtorno real que justifique o seu estado de ânimo. É assim predisposição e não alcança esse estado mental por qualquer processo de raciocínio. Seus argumentos sobre o futuro não oferecem qualquer base, mas apenas intenção de explicar uma atitude.

O pessimismo é uma questão de sugestão, já o dissemos. Os resultados prejudiciais que causam são enormes. Senão, vejamos:


a) - as oportunidades ficam como que bloqueadas como no caso da indiferença, criando obstáculos para o êxito, pois sua mente fechada às perspectivas, não consegue vê-las quando aparecem; 


b) - a unidade do pensamento é impedida pelo pessimismo, pois ele se põe contra o mundo; 


c) - o pessimismo cresce por seu próprio impulso. o indivíduo se torna cada vez mais pessimista exatamente porque se iniciou numa atitude pessimista; 


d) - o pessimismo conduz inevitavelmente à conduta pessimista devido ao efeito automático da sugestão, que, por sua vez, acentua o pessimismo.
Assim, mata todo o entusiasmo, rebaixa a capacidade do indivíduo, dá lugar a um esforço e uma tensão do sistema nervoso, predispondo o indivíduo a sempre injuriar, censurar, etc.

Dessa forma e partindo do princípio de que  a  mente funciona como uma unidade estará violentando a natureza. Estará constantemente dissipando energia com seu humor agressivo. A natureza, entretanto, cobra um preço alto por essa atitude. Essa perda de energia se reflete na saúde, com desagradáveis conseqüências. Logo surge a fadiga.

O pessimista arruína, por seu próprio esforço, todas as suas possibilidades de êxito na vida. Nenhum chefe de organização aceita um pessimista para dirigir qualquer dos seus departamentos. O pessimismo convida ao pessimismo. Aqui nos encontramos com uma velha lei psicológica de atração: o pessimismo atraindo o pessimismo. Esse estado é tão contagioso como qualquer outro estado de ânimo.Por cortesia ou por não queremos ser rudes, conversarmos com o pessimista, lamentamos com ele e , quando menos o esperamos, estaremos compartilhando do seu estado de ânimo.


É aconselhável, portanto, se tivermos que lidar com pessoas dessa espécie, tomar todo o cuidado para não nos envolvermos com os seus problemas. Assim, estaremos evitando aborrecimentos futuros.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário