SUPERESTIMANDO O PASSADO
Nunca digas: Porque foram os dias passados melhores do que estes?
Eclesiastes7. 10
É comum, especialmente os idosos, superestimar o passado. Os saudosistas costumam dizer: “Como eram bons aqueles tempos”. Eles recordam os momentos felizes e, ao confrontá-los com o presente, por vezes, sentem-se sem esperança.
As recordações, boas ou ruins, fazem parte de nossa história. Com certeza, os bons momentos devem ser relembrados. Entretanto, não devem ser o nosso foco, senão estaremos regredindo, em vez de seguirmos adiante. Olhar para traz nos impede de ver que o Senhor ainda tem planos e muitas promessas para cumprir em nossa vida. Então, regozijemo-nos com as vitórias alcançadas, atenção, a nossa força e o nosso empenho para o presente, pois o que semearmos hoje determinará o que colheremos daqui a algum tempo.
É importante pensarmos no futuro, sonharmos e fazermos planos, mas também não devemos ficar ansiosos por coisas que ainda nem sabemos quando, como, ou se vão acontecer. Assim, poderemos chegar ao final da nossa caminhada cristã com a certeza de que combatemos o bom combate, acabamos a carreira e guardamos a fé (2 Timóteo 4.7).
Silas Malafaia
Nenhum comentário:
Postar um comentário