CORAÇÃO ORGULHOSO
Olhar altivo, coração orgulhoso e até a lavoura dos impios são pecado.
Provérbios 21.4
Alexander Pop classificou o coração orgulhoso como o vício infalível dos tolos. Martin Tupper comparou-o um verme venenoso enrolado nos alicerces da alma.
O pecado do orgulhoso originou-se em Lúcifer. As Sagradas Escrituras fazem uma referência à glória deste querubim, antes adornado com pedras sardônicas, topázio, diamantes, turquesa, ônix, jaspe,safira,carbúnculo,esmeralda e ouro. Ele era o querubim ungido para proteger e habitava no meio das pedras afogueadas. No entanto, ensoberbeceu-se por causa de sua formosura e do seu resplendor e rebelou-se contra Deus. Por isso, foi expulso do céu ( Ezequiel 28.11-19), tornando-se Satanás, o adversário.
Quando Deus olha para o homem que tem o coração soberbo, lembra-se de Lúcifer. Por isso, Davi pediu:Também da sabedoria guarda teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então, serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão (Salmos 19.13).
O apóstolo Paulo advertiu Timóteo Para que se afastasse de homens orgulhosos e soberbos (2 Timóteo 3.1-5). Devemos não só manter distância de pessoas assim, mas também cultivar um coração humilde, quebrantado e submisso à vontade de Deus, demostrando a nossa autenticidade como filhos do Pai!
Silas Malafaia
Nenhum comentário:
Postar um comentário