IRMÃ DULCE É DECLARADA BEATA
Fotos: Max Haack / Agência Haack / BN
Dom Geraldo Majella Agnelo anuncia beatificação de Irmã Dulce
Dom Geraldo Majella Agnelo anuncia beatificação de Irmã Dulce
Terminou pouco antes das 20h deste domingo (22), com uma grande queima de fogos, a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, realizada no Parque de Exposições de Salvador. Esta etapa é a última antes da canonização da religiosa, que se tornará a primeira santa brasileira. A presidente Dilma Rousseff esteve presente à celebração ao lado do governador da Bahia, Jaques Wagner, do senador José Sarney e do ministro Gilberto Carvalho. Eles assistiram à beatificação da freira sob uma tenda transparente. A missa de abertura foi presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo e a cerimônia foi acompanhada pela funcionária pública Cláudia Cristiane Santos de Araújo, que recebeu o milagre que embasou o processo de beatificação de Dulce Lopes Pontes, agora denominada Bem Aventurada Dulce dos Pobres.
Fogos de artifício marcaram final da cerimônia
BEATIFICAÇÃO COM AS BÊNÇÃOS DE SÃO PEDRO
Foto: Max Haack / Agência Haack / BN
Já nos instantes finais da cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, que ocorreu neste domingo (22), uma forte chuva caiu sobre a multidão que lotou o Parque de Exposições de Salvador. Com as bênçãos de São Pedro, o Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil pediu a proclamação de Dulce Lopes Pontes, professa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, como beata. Irmã Dulce agora passa a ser denominada Bem Aventurada Dulce dos Pobres. Caso mais um milagre seja atribuído a ela, a religiosa baiana, morte em 1992, pode ser alçada à santidade.
DILMA FALOU DO SENTIMENTO DE MÃE COM MIRACULADA
Acompanhando a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce embaixo de uma tenda transparente, ao lado do palco, a presidente Dilma Rousseff cumprimentou Claudia Cristiane dos Santos, mulher salva por um milagre atribuído à Irmã Dulce, e falou sobre o sentimento de maternidade. De acordo com o padre José Almi, pároco da Igreja de Malhador (SE), cidade onde vive a miraculada, Dilma “mostrou o sentimento de mãe” ao falar com Claudia Cristiane, que ficou à beira da morte após dar à luz Gabriel, mas acabou salva pela beata baiana. Mãe de uma filha, que inclusive já deu cria, a presidente acompanhou a cerimônia ao lado do governador Jaques Wagner, do senador José Sarney e do ministro Gilberto Carvalho. O acesso à área onde eles se encontravam era restrito e a imprensa não teve acesso.
MARIA RITA: 'DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA'
Foto: Max Haack / Agência Haack / BN
A diretora das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e sobrinha da freira, Maria Rita Lopes Pontes, conversou com o Bahia Notícias durante o rito de beatificação da religiosa. "É com muita alegria que recebemos esta homenagem. Hoje é o dia mais feliz da minha vida", declarou, destacando a importância da cerimônia para a divulgação e visibilidade da instituição. Maria Rita disse ainda não ter cumprimentado a presidente Dilma Rousseff, que chegou após o início do evento. Cláudia Cristiane Araújo dos Santos, que recebeu o milagre de Irmã Dulce em 2001, também acompanha a cerimônia, ao lado da família.
BEATIFICAÇÃO: DILMA CHEGOU COM WAGNER
Fotos: Max Haack / Agência Haack / BN
Presidente brasileira chega ao Parque de Exposições acompanhada de Jaques Wagner
A presidente da República, Dilma Rousseff, chegou pouco depois das 17h, com a escolta de oito carros, duas ambulâncias e um forte esquema de segurança, à cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, em Salvador, neste domingo (22). A imprensa não teve acesso à chefe do Executivo, que estava acompanhada do governador Jaques Wagner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário