segunda-feira, 23 de maio de 2011

IRMÃ DULCE É DECLARADA BEATA

 

Fotos: Max Haack / Agência Haack / BN
Dom Geraldo Majella Agnelo anuncia beatificação de Irmã Dulce
Terminou pouco antes das 20h deste domingo (22), com uma grande queima de fogos, a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, realizada no Parque de Exposições de Salvador. Esta etapa é a última antes da canonização da religiosa, que se tornará a primeira santa brasileira. A presidente Dilma Rousseff esteve presente à celebração ao lado do governador da Bahia, Jaques Wagner, do senador José Sarney e do ministro Gilberto Carvalho. Eles assistiram à beatificação da freira sob uma tenda transparente. A missa de abertura foi presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo e a cerimônia foi acompanhada pela funcionária pública Cláudia Cristiane Santos de Araújo, que recebeu o milagre que embasou o processo de beatificação de Dulce Lopes Pontes, agora denominada Bem Aventurada Dulce dos Pobres.

Fogos de artifício marcaram final da cerimônia
BEATIFICAÇÃO COM AS BÊNÇÃOS DE SÃO PEDRO

 

Foto: Max Haack / Agência Haack / BN
Já nos instantes finais da cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, que ocorreu neste domingo (22), uma forte chuva caiu sobre a multidão que lotou o Parque de Exposições de Salvador. Com as bênçãos de São Pedro, o Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil pediu a proclamação de Dulce Lopes Pontes, professa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, como beata. Irmã Dulce agora passa a ser denominada Bem Aventurada Dulce dos Pobres. Caso mais um milagre seja atribuído a ela, a religiosa baiana, morte em 1992, pode ser alçada à santidade.
DILMA FALOU DO SENTIMENTO DE MÃE COM MIRACULADA

 

Acompanhando a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce embaixo de uma tenda transparente, ao lado do palco, a presidente Dilma Rousseff cumprimentou Claudia Cristiane dos Santos, mulher salva por um milagre atribuído à Irmã Dulce, e falou sobre o sentimento de maternidade. De acordo com o padre José Almi, pároco da Igreja de Malhador (SE), cidade onde vive a miraculada, Dilma “mostrou o sentimento de mãe” ao falar com Claudia Cristiane, que ficou à beira da morte após dar à luz Gabriel, mas acabou salva pela beata baiana. Mãe de uma filha, que inclusive já deu cria, a presidente acompanhou a cerimônia ao lado do governador Jaques Wagner, do senador José Sarney e do ministro Gilberto Carvalho. O acesso à área onde eles se encontravam era restrito e a imprensa não teve acesso.
MARIA RITA: 'DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA'

 

Foto: Max Haack / Agência Haack / BN
A diretora das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e sobrinha da freira, Maria Rita Lopes Pontes, conversou com o Bahia Notícias durante o rito de beatificação da religiosa. "É com muita alegria que recebemos esta homenagem. Hoje é o dia mais feliz da minha vida", declarou, destacando a importância da cerimônia para a divulgação e visibilidade da instituição. Maria Rita disse ainda não ter cumprimentado a presidente Dilma Rousseff, que chegou após o início do evento. Cláudia Cristiane Araújo dos Santos, que recebeu o milagre de Irmã Dulce em 2001, também acompanha a cerimônia, ao lado da família.
BEATIFICAÇÃO: DILMA CHEGOU COM WAGNER

 

Fotos: Max Haack / Agência Haack / BN
Presidente brasileira chega ao Parque de Exposições acompanhada de Jaques Wagner
A presidente da República, Dilma Rousseff, chegou pouco depois das 17h, com a escolta de oito carros, duas ambulâncias e um forte esquema de segurança, à cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, em Salvador, neste domingo (22). A imprensa não teve acesso à chefe do Executivo, que estava acompanhada do governador Jaques Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário